Em 2011 a refinaria Clara Camarão, localizada no município de Guamaré/RN, produziu 1 milhão de metros cúbicos de derivados de petróleo. A maior produção foi de óleo diesel, cujo volume produzido foi de 583,4 mil m³. Em segundo lugar apareceu a produção de gasolina (cuja planta entrou em operação em 2010) e a produção no ano passado foi de 290,3 mil m³. Em terceiro lugar ficou a produção de Querosene de Aviação (QAV), com produção total de 128 mil m³.
Em relação a 2010 a produção total cresceu 30%, puxada principalmente pelo crescimento da produção de gasolina (272% a mais). A produção de óleo diesel cresceu 2% e a de QAV 7%.
Embora os dados de consumo de combustíveis no estado ainda não estejam consolidados para todo o ano de 2011, sabemos que o estado produz Diesel e QAV em um volume superior ao consumido localmente. Já na produção de gasolina a auto-suficiência parece que ainda não foi alcançada.
Em 2012 acredito que a produção continuará subindo, provavelmente ainda com a liderança no crescimento da produção de gasolina. Todavia, a taxa de crescimento em 2012 será expressivamene inferior a de 2011. Isso porque a produção de gasolina, segundo minhas expectativas, poderá crescer a, no máximo, 360 mil m³.
Nenhum comentário:
Postar um comentário