Voltando ao tema do mercado estadual de combustíveis, verificamos uma verdadeira "explosão" no consumo estadual de gasolina, alimentado pela frota cada vez maior e pelos recordes sucessivos de vendas de veículos novos.
Em 2008 o Diesel liderava em termos de volume de vendas de combustíveis no estado. Foram cerca de 377 mil metros cúbicos comercializados do referido combustível no RN naquele ano. No mesmo período o consumo de gasolina totalizou 304 mil metros cúbicos.
Decorridos 27 meses a gasolina passa a liderar o volume de combustíveis vendido no estado, com um total de 408 mil metros cúbicos comercializados nos últimos 12 meses encerrados em abril de 2011. Por outro lado, o consumo de óleo diesel atingiu a marca de 397 mil metros cúbicos no mesmo período.
Os dados do gráfico também demonstram que desde outubro de 2010 que o consumo de diesel no estado vem sofrendo um declínio. Em setembro do ano passado o consumo acumulado em 12 meses alcançou a marca de 411,4 mil metros cúbicos, passando a recuar desde então.
Esse recuou no consumo de diesel pode ser uma sinalização de um certo desaquecimento da economia, uma vez que esse é o combustível que movimenta sobretudo a frota responsável pela transporte de mercadorias. Assim, um menor volume de carga transportada pode significar um volume menor de caminhões nas estradas e um menor consumo do combustível que abastece esses caminhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário