Redirecionamento

15 março, 2013

A Aceleração das Vendas do Varejo no RN

Em janeiro de 2013 as vendas do varejo restrito cresceram 13,8% em relação ao volume vendido no mesmo mês do ano anterior. Para o varejo ampliado (que além do restrito inclui a venda de veículos, peças de automóveis e material de construção), o crescimento foi de 7,02%.

Os dados demonstram que nitidamente o comércio estadual vem passando por uma período de aceleração das vendas. Ao longo de 2011 e primeiro semestre de 2012 a vendas do varejo estadual estavam crescendo a um ritmo baixo, com vários meses registrando inclusive variação negativa. A média de crescimento em 12 meses chegou até o nível de 5%.

Todavia, a partir de segundo semestre de 2012 e especialmente após setembro do ano passado o varejo estadual acelera seu crescimento. Em alguns meses os dados tem ficado acima de 10% e o desempenho local tem se mostrado melhor que o nacional.

Esses dados apontam para um crescimento em 2013 melhor do que aquele registrado em 2012 (que foi em torno de 7%). Mas não acredito que tal crescimento se mantenham ao longo de todo o ano com crescimento na casa dos 13%. 

Embora nada seja impossível.


Nenhum comentário: