Redirecionamento

08 março, 2013

Indefinição de Chuvas e Previsão de Safra em 2013 - Números Começam Ruins no RN

As primeiras estimativas da safra 2013 de milho e feijão no RN não são boas. O mês de março vai avançando e nada de chuvas significativas no sertão potiguar. Todavia, ainda há tempo para ocorrer essas chuvas e se elas vierem o agricultor lançará suas sementes no campo.

Conforme podemos ver abaixo o volume de chuvas nos dois primeiros meses do ano e na primeira semana de março está muito baixo. 

Esse volume, inclusive, está abaixo da média histórica da região. O volume de chuvas abaixo da média nos primeiros meses do ano está em harmonia com as previsões climáticas dos metereologistas. Estes apontam que 2013 será um ano de pluviometria abaixo do normal.


Em função disso, mas na esperança que a seca de 2013 seja menos intensa que a de 2012, as primeiras previsões de safra apontam para uma produção de milho e feijão ao redor de 10 mil toneladas (de cada cultura). Esses números são melhores do que os do ano passado, mas estão bem abaixo da produção de anos normais. Estão mais em linha com o volume produzido em 1990, 1998, 1999, 2001 e 2010, que também foram anos de seca.

Todavia, ainda há muita incerteza quanto ao volume da safra de grãos no estado em 2013. As previsões atuais tanto podem melhorar quanto piorar. Tudo vai depender do efetivo começo, ou não, das chuvas no sertão.



Nenhum comentário: