Redirecionamento

05 março, 2013

Despacho de Térmicas a Óleo no RN é Reduzido

Para auxiliar na oferta de energia no país, que vinha sofrendo com a queda acentuada do volume de água dos reservatórios, desde o segundo semestre de 2012 que o governo brasileiro aumentou o despacho das usinas térmicas de geração elétrica. Originalmente foram despachadas as usinas movidas a gás e, posteriormente, entraram em operação aqueles movidas a óleo combustível. Estas últimas tem uma operação mais cara e mais poluentes que as primeiras.

No RN esse movimento se deu pelo maior volume de energia produzia pela Termoaçu, cuja produção praticamente triplicou. Também aconteceu, a partir do final de outubro, de entrarem em operação as duas térmicas a óleo localizadas na BR 101 no município de Macaíba/RN.

Essas usinas não vinham produzindo energia (funcionavam apenas como reservas técnicas). Desde a última semana de outubro de 2012, porém, passaram a operar gerando cerca de 105 MWh semanalmente. Esse ritmo de produção se estendeu até meados de dezembro, quando a média semanal caiu para aproximadamente 95 MWh. Porém, desde o início de fevereiro que ocorreu uma nova redução na média semanal de produção, dessa vez para 52 MWh.

A recarga dos reservatórios das usinas hidrelétricas nesse início de ano foi o principal determinante dessa mudança. Além disso, tal declínio de produção também visa atender a uma redução nos custos de geração elétrica do país.


Nenhum comentário: