Os dados do último censo demográfico do IBGE permite levantar, por município, a proporção da população em situação de extrema pobreza, conforme definição do governo federal (famílias sem rendimento e com renda mensal per capita até R$ 70).
Conforme esses números, há no RN aproximadamente 405 mil pessoas nessa situação, equivalente a quase 13% da população local.
A abertura dessas dados para os municípios revela alguns dados curiosos. O município com maior taxa da população em situação de pobreza é João Dias, no Alto Oeste Potiguar, com quase metade de sua população em situação de pobreza. No extremo opostos está o município de Timbaúba das Batistas, no Seridó, com somente 4% da população em situação de pobreza extrema.
As microrregiões do Agreste Potiguar, Borborema Potiguar e Serra de São Miguel concentram os municípios com os maiores índices de pobreza do estado. Por outro lado, a região do Seridó concentra um número significativo de municípios com baixos índices de pobreza.
Um comentário:
Parabéns pelo blog Ademir, sou leitor assíduo do blog e as informações nele postadas são de grande valia para todos que se interessam por economia.
Postar um comentário