Redirecionamento

20 fevereiro, 2013

Desempenho do Comércio Varejista do RN em 2012

Em 2012 o varejos restrito do RN cresceu 7,03% frente ao volume de vendas de 2011. Já o varejo ampliado (que além do varejo restrito inclui as vendas de material de construção e veículos e peças para veículos) cresceu 7,62%. No ano anterior o varejo ampliado havia crescido 5,53%.



Observando os dados do desempenho do comércio do RN podemos perceber algumas questões básicas: a primeira delas é uma tendencia a desaceleração entre 2005 e 2009. Esse movimento decorreu, de um lado, do próprio esgotamento do esfeitos das políticas de distribuição de renda e aumento do rendimento dos trabalhadores. Originalmente as políticas de aumento do salário mínimo, das transferências sociais e da geração de empregos formais  possuem uma capacidade de impactar o comércio de forma mais acelerada. Pois muita gente está começando a se integrar ao mercado. Uma outra política relevante foi a expansão do crédito. Esse ciclo inicial tem fim com os efeitos de crise mundial de 2008 que se manifestam na economia local a partir de 2009.

O segundo aspecto é que desde 2009, além das politicas anteriores, começaram a aparecer as ações de desoneração tributária. Esse foi o caso, por exemplo, da desoneração para veículos e linha branca. Esse conjunto de medidas foi capaz de promover uma retomada do crescimento do volume de vendas, apesar do estado não voltar mais a registrar crescimento anual de dois dígitos.

O terceiro aspecto importante é que o varejo potiguar, à semelhança do varejo brasileiro, vem crescendo em um ritmo bem superior ao conjunto da economia. Quem dera, por exemplo, que o PIB do RN tivesse variado em 2012 na casa dos 7%. 

Todavia, esse forte crescimento do varejo estadual acaba não sendo plenamente aproveitado pelo conjunto da economia. Isso ocorre porque parte expressiva do abastecimento do comércio local é oriunda de outros estados. Basta visitar qualquer supermercado ou qualquer outro tipo de loja para perceber isso nas etiquetas de origens dos produtos.

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