Redirecionamento

19 fevereiro, 2013

Um Balanço das Autorizações Para Estrangeiros Trabalharem no RN

A crise que vem afetando os países centrais e o bom desempenho da economia brasileira vis-a-vis essas nações tem levado a um fluxo crescente de estrangeiros solicitando autorizações para trabalhar no Brasil.

Esse fato pode ser facilmente visualizados nas informações recentemente divulgadas pelo Ministério do Trabalho. Segundo o mesmo, em 2012 no Brasil 73.022 autorizações para estrangeiros trabalharem em território brasileiro.

Em 2009 haviam sido 42,9 mil autorizações.

Em 2012 no RN foram concedidas 831 autorizações de trabalho para estrangeiros. Em 2011 esse número havia sido de 1.046. O padrão de 2011/2012 foi bem superior ao registrado no biênio 2009/2010, quando as autorizações para estrangeiros trabalharem em solos potiguares ficaram abaixo das 200 por ano.

No ano passado o México e os EUA foram os principais países emissores de trabalhadores para o RN.


No RN o principal motivo em 2012 para conceder visto de trabalho a estrangeiros foi para os mesmos trabalharem a bordo de embarcações ou plataformas. O segundo motivo para investidores individuais pessoas físicas (geralmente, nesse segundo caso, são pessoas que compram imóveis no litoral potiguar).

Acredito que o crescimento do número de licenças para trabalhar no RN nos últimos 2 anos esteve associado, fundamentalmente, as atividades de barcos pesqueiros japoneses. Sem mão-de-obra capacitada para operar em barcos de pesca de atuns que utilizam as mais modernas tecnologias do setor, o estado teve que "importar" trabalhadores para essa atividade.


No caso dos investidores pessoa física o RN continua sendo um dos principais estados brasileiros que captam recursos nessa modalidade. Em 2012 o estado ocupou a terceira colocação, com um volume de investimentos de pessoas físicas estrangeiras da ordem de R$ 43,5 milhões. Somente SP e CE apresentaram um volume de investimentos maior do que o RN.

Esses investimentos de pessoas físicas são, em sua grande maioria, destinado à compra de imóveis no litoral potiguar. Nos últimos 4 anos os estrangeiros pessoas físicas investiram no RN cerca de R$ 126 milhões. Acredito que a quase totalidade desses recursos foi para o mercado imobiliário local.



Nenhum comentário: