Redirecionamento

13 outubro, 2012

O Desempenho do Comércio Varejista do RN

Como era de se esperar e o próprio blog já vinha sinalizando há algum tempo, estamos vendo agora mais claramente os sinais da recuperação do crescimento no comércio varejista do Rio Grande do Norte. Entre maio e agosto deste ano os índices mensais foram sempre positivos e chagaram a ultrapassar a marca de 10 pontos percentuais de crescimento em junho de 2012 frente a junho do ano passado.

Essa maior aceleração vem ocorrendo, porém, de forma mais acentuada com o varejo ampliado (que inclui também vendas de veículos, peças para veículos e material de construção). O maior crescimento desse segmento vem sendo puxado pelo recente afrouxamento nas políticas de crédito e pela redução das taxas de juros. O crédito mais farto e mais barato acabaram por dar mais impulso a esse segmento.


Quando comparamos o desempenho do varejo restrito com o varejo ampliado, utilizando como indicador a variação no volume de vendas acumulada em 12 meses, percebemos que a desaceleração pela qual passou a economia brasileira desde o fim de 2010 e por todo 2011 atingiu principalmente o varejo ampliado do estado. O principal canal de redução do ritmo de crescimento desse setor foi a desaceleração no ritmo de crescimento do crédito e o aumento da inadimplência. O segmento de veículos novos foi o principal responsável pela forte redução que se verificou no ritmo de crescimento do setor.

Todavia, podemos perceber nitidamente que "piso" dessa desaceleração já foi deixado para trás e ocorreu em fevereiro deste ano.


No caso do varejo restrito, embora venha ocorrendo uma recuperação nos índices mensais de crescimento. O indicador de crescimento em 12 meses ainda não apresenta sinais de aceleração. Podemos verificar que o índice não está mais em queda, todavia, diferente do indicador nacional, ainda não apresenta sinais de aceleração. Provavelmente a principal razão para isso seja a dinâmica do mercado formal de trabalho do estado, que vem registrando um desempenho abaixo do registrado pelo mercado formal de trabalho brasileiro.

Para o comércio varejista restrito do RN o crescimento acumulado em 12 meses tem oscilado em torno de 6% desde o início do ano. No caso do Brasil esse crescimento saiu do patamar de 6,6% para algo já próximo aos 8% no acumulado em 12 meses.



Para ambos os segmento (comércio restrito e ampliado), acredito que o crescimento do estado em 2012 ficará abaixo da média nacional.

Nenhum comentário: