Redirecionamento

22 outubro, 2012

Produção de Gás Natural no RN: Forte Queda

A produção de gás natural no RN vem passando por uma tendência de forte queda na última década. Entre janeiro e agosto de 2002 o estado produziu cerca de 900 milhões de metros cúbicos de gás. Nos oito primeiros meses de 2012 a produção foi de apenas 375 milhões de m³. A queda foi, portanto, de quase 60%.


Essa queda na produção local de gás natural está associada ao esgotamento das reservas de gás na bacia potiguar. Esse mesmo fenômeno está ocorrendo também na produção local de petróleo. Para o caso do petróleo, porém, os investimentos da Petrobrás na injeção de vapor e água nos campos terrestres está conseguindo temporariamente conter a queda na produção e possibilitando inclusive uma pequena recuperação.

A tendência a queda da produção norteriograndense de gás natural na última década contrasta com o movimento registrado no país. Nesse mesmo período a produção brasileira cresceu aproximadamente 60%, saindo de 10,6 bilhões de m³ entre janeiro e agosto de 2002 para 16,9 bilhões de m³ entre janeiro e agosto de 2012.




Nenhum comentário: