Redirecionamento

25 outubro, 2012

O RN na Contramão da Produção Brasileira de Petróleo

Entre janeiro e agosto deste ano o RN produziu 14,5 milhões de barris de petróleo, sendo 1,8 milhão em mar e 12,7 milhões em terra. A produção total (terra + mar), registrou um pequeno aumento de 2,24% sobre o mesmo volume produzido nos oito primeiros meses de 2011.


Conforme já relatado aqui mais de uma vez, os aumentos de produção que vem ocorrendo no estado desde 2011 são o resultado dos investimentos que a Petrobrás fez na injeção de água e vapor em alguns campos terrestres da bacia potiguar. 

Como é do conhecimento de todos e está claro no gráfico acima, com o passar do tempo e a contínua extração de petróleo dos campos locais sem que tenha ocorrido novas descobertas significativas, as reservas locais estão caminhando para o esgotamento. Entre 2000 e 2012 a produção local já registra uma queda de aproximadamente 33%.

Esse movimento de queda na produção de petróleo em terras e águas potiguares contrasta com o grande aumento da produção brasileira. Entre 2000 e 2012 (levando em consideração o período de janeiro a agosto de cada ano) a produção do Brasil cresceu 78%, saindo 286 milhões de barris de petróleo nos primeiros 8 meses de 2000 para 508 milhões nos primeiros 8 meses deste ano.


Como resultado desse descompasso entre a produção da bacia potiguar e a produção brasileira, o RN vem perdendo importância na produção de petróleo no país. Em 2000 o estado era responsável por cerca de 7,5 barris de petróleo produzidos no Brasil. Esse ano o estado responde por cerca de 2,9 barris a cada 100 barris que o Brasil produz.



Um comentário:

Pedro Gondim disse...

Um dos maiores problemas para incremento da produção é a dificuldade imposta pelo IDEMA para licenciamento das perfurações de poços.

Para algumas empresas, é rápido e simples conseguir a licença. Para outras, arrastasse a demanda por mais de dois anos.

Triste fim para o RN.