Redirecionamento

23 outubro, 2012

A Movimentação de Conteineres no Porto de Natal

A movimentação de contêineres no porto de Natal (que este ano completa 80 anos), vem registrando uma forte alta neste ano. Entre janeiro e agosto de 2012 passaram pelo porto 6.842 unidades, cuja capacidade de carga (medida em TEUs) foi de 13.137 TEUs. Essas dados representam crescimento de 69% e 73%, respectivamente, sobre o mesmo período do ano passado.


No quadrimestre de setembro-dezembro geralmente o volume de cargas movimentado no porto cresce significativamente em relação aos outros meses do ano. É nesse quadrimestre quando ocorre o escoamento da produção local de frutas.

Assim, é de se esperar que nos próximos meses a movimentação no porto aumente em relação aos 8 primeiros meses deste ano. Todavia, duvido muito que o ritmo de crescimento (da ordem de 70%), se mantenha no presente quadrimestre. Um dos sinais da desaceleração no ritmo de aumento da movimentação de contêineres no Porto de Natal é o fato de que em agosto de 2012, pela primeira vez no ano, a movimentação foi inferior ao do mesmo mês do ano passado.


Outro sinal é que no cumulado em 12 meses o gráfico também apresenta sinais de estabilização. Portanto, espero que nos próximos meses ocorra um aumento no número de contêineres movimentado no Porto de Natal em relação aos primeiros meses do ano, todavia, não espero um aumento significativo frente ao últimos quadrimestre de 2011. É possível ocorrer, inclusive, uma menor movimentação no período de set-dez deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Mas a movimentação ao longo de todo 2012 será superior à que foi registrada em 2011.



Nenhum comentário: