Redirecionamento

16 fevereiro, 2012

O Desempenho do Comércio Varejista do RN - Passado e Perspectivas

Em 2011 o comércio varejista do RN cresceu 7,05% em relação ao ano anterior. No conceito de comércio varejista ampliado (que inclui também as vendas de veículos e peças e o setor de material de construção) e desempenho foi de 5,53%.

Em termos comparativo o comércio varejista "restrito" do estado cresceu acima da média brasileira, que teve um crescimento de 6,7%. Por outro lado, o comércio varejista ampliado apresentou desempenho abaixo da média nacional, cujo crescimento foi de 6,6%.

Comparado ao ano de 2010 ocorreu, de forma similar ao que se passou com a economia brasileira, uma desaceleração do crescimento das vendas no estado. Em 2010 o varejo do estado cresceu 9,36% e o varejo ampliado registrou crescimento de 9,90%.

O desempenho mais fraco do comércio varejista pode ser atribuído a uma queda na venda de automóveis no estado em 2011 e também a uma redução no ritmo de lançamentos do mercado imobiliário. O menor ritmo desses dois segmentos, por sua vez, foi afetado pelas políticas de aumento dos juros e contenção do crédito adotado pelo governo federal em fins de 2009 e início de 2010. O que afetou também foi uma redução no ritmo de expansão de crédito no estado e um aumento da inadimplência do consumidor local. Outro fator importante foi o desempenho do mercado de trabalho local, cuja queda do volume de emprego formal gerado no ano registrou queda de mais de 50% quando comparado a 2010 e colocou o estado na lanterna da geração de emprego no Brasil.

Mas o mais importante a ser destacado, acredito, é que o comércio varejista ampliado estadual dificilmente repetirá nos médio prazo (falo dos próximos 3 anos), um desempenho semelhante ao registrado no triênio 2005-2007, quando crescia a taxas superiores a 12%.

Acredito que o desempenho local provavelmente ficará no máximo na casa dos 10%. Mesmo o varejo restrito também não crescerá muito além desse limite.

O gráfico abaixo demonstra que há, no longo prazo, uma tendência a essa desaceleração do crescimento do comércio. Além disso as estimativas de crescimento da economia brasileira para os próximos anos situam-se na casa do 4%. Isso significa, também, que não haverá muito espaço para crescimento muito além do 10 pontos percentuais.

Vejo um 2012 com desempenho melhor que 2011. Vejo que nesse ano também será mais provável o varejo restrito crescer mais que o ampliado. Espero para o começo do ano que a variação das vendas no acumulado em 12 meses do varejo ampliado possam registrar índices abaixo dos 5% (sobretudo agora em janeiro).

Acredito que somente a partir do segundo trimestre é que voltaremos a ver no comércio estadual algum sinal de aceleração nas vendas. Mas não espero crescer mais que 10%. Talvez cresçamos em 2012 no máximo 9% no varejo restrito e 8% no ampliado.

Mas esse é um número a ser comemorado pelo setor, pois para a economia do RN como um todo o crescimento muito provavelmente não passará do 4%.



Nenhum comentário: