Redirecionamento

29 março, 2012

O ano de 2012 começa com redução da inadimplência no RN

Aproximadamente em abril do ano passado os consumidores do RN entraram em um ciclo de expansão da inadimplência no crédito bancario. Em março de 2011 a inadimplência de pessoas físicas estava em 4,34% e subiu para 5,89% em novembro do mesmo ano, permanecendo nesse patamar no mês de dezembro.

No último bimestre do ano passado a inadimplências das pessoas físicas no estado (segundo dados do banco Central) passou por uma forte subida.

Em janeiro de 2012, todavia, essa inadimplência recuou para 5,28%. Esse número ainda é bem superior ao registrado no mesmo mês de 2011 (4,24%) mas inferior ao registrado em janeiro de 2010 (5,44%).

Um acompanhamento da trajetória da inadimplência no estado (com foco na pessoa física), revela a existência de alguns ciclos: primeiro passamos por um longo ciclo de queda que durou de janeiro de 2004 a dezembro de 2006. Nesse intervalo de aproximadamente 36 meses a inadimplência de pessoa física no estado recuou de 7,79% para 4,43%.

A partir daí tem início um novo ciclo de aumento da inadimplência, esse novo ciclo teve duração de aproximadamente 27 meses e encerrou-se em março de 2009 com a inadimplência em 6,44%.

Novamente inicia-se um ciclo de queda que teve duração de 23 meses e trouxe a inadimplência para a casa de 4,24% em março de 2011.

O último ciclo de alta atingiu seu pico em novembro do ano passado. Desde então (com dados de dezembro e janeiro) a inadimplência tem recuado. A dúvida que fica é se o ciclo de alta iniciado há aproximadamente 12 meses já chegou ao seu fim e estamos no início de um novo ciclo de queda ou as quedas verificadas nos últimos 2 meses foram apenas índices pontuais que não se traduzirão em continuidade nos próximos meses.

A inadimplência tem um papel importante no desempenho do comércio e, consequentemente, no ritmo de crescimento da economia.

Minha opinião é que de fato ao longo de 2012 a inadimplência irá regredir (já havia previsto isso AQUI). Minha dúvida é se esse ciclo de queda já se iniciou mesmo. Mas ao que parece, em um primeiro momento, a resposta é sim.


Nenhum comentário: