Redirecionamento

18 maio, 2011

Inflação de Alimentos no RN Continua nas Alturas - Há Sinais de Desaceleração?

Em postagem anterior  (Ver Link), escrita em meados de abril e com dados até o mês de março, eu havia afirmado que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do RN passaria a registrar "...uma desaceleração nos próximos meses. Na minha opinião já em abril a inflação acumulada em 12 meses, tanto geral quanto nos alimentos, registrará uma tendência de declínio continuado, dando prosseguimento ao que se registrou em março."

Os dados de abril divulgados recentemente pelo IDEMA confirmaram minhas estimativas. No acumulado em 12 meses a inflação do RN recuou de 7,0% para 6,92% e a inflação de alimentos e bebidas regrediu de 15,66% para 13,33%.



Pelo gráfico acima vemos claramente que a inflação de alimentos tem sido a grande vilã da subida de preços no estado. Essa é uma situação semelhante ao que ocorre no conjunto do país, mas aqui no RN esse movimento acontece de forma mais acentuada. No primeiro quadrimestre de 2011 enquanto a inflação de alimentos e bebidas no RN já acumula uma variação de 6,4%, no Brasil esse mesmo índice está em 2,74%.

Outro diferencial é que enquanto no Brasil nesse ano de 2011 a inflação de alimentos e bebidas está abaixo do índice geral, no RN ela ainda permanece em patamar superior.

Continuo acreditando que em maio a inflação de alimentos acumulada em 12 meses continue sua trajetória de queda e que o ano se encerre com uma inflação nesse grupo de produtos inferior àquela registrada em 2010.

Outros sinais apontam que a inflação de alimentos esse ano será inferior á do ano passado. Um deles é que no Brasil como um todo os preços dos alimentos vem registrando aumentos menores em 2011. No RN esse fenômeno também está acontecendo. Entre janeiro e abril de 2010 os alimentos e bebidas no RN subiram 8,24% e este ano o aumento no mesmo período ficou em "apenas" 6,4%.

Um dos pontos que me preocupam é que o nível de desaceleração dos alimentos no estado ainda está muito lento. Desde outubro do ano passado que esses produtos vem variando na casa de 1,7% ao mês. Espero (ou torço) por uma maior desaceleração desses preços no quadrimestre jul-set.

Mesmo registrando desaceleração é provável que os alimentos no RN ainda registrem um aumento em 2011 superior a 10%. Mesmo assim será um recuo considerável frente aos 15% registrado em 2010.

Um dado não muito animador é que nos últimos meses a inflação dos não-alimentos e bebidas vem registrando uma aceleração no índice acumulado em 12 meses.

Nenhum comentário: