Redirecionamento

26 abril, 2012

A Capacidade de Hospedagem da Rede Hoteleira do Rio Grande do Norte

O IBGE divulgou ontem mais uma rodada de informações da Pesquisa dos Serviços de Hospedagem. Dessa vez o órgão trouxe informações sobre as capitais brasileiras, as Regiões Metropolitanas e municípios de interesse turísticos indicados pelo Ministério do Turismo.

Os dados mostrados pela pesquisa demonstram que o RN possui, em termos quantitativos, uma forte rede de hospedagem, concentrada principalmente em Natal e no município de Tibau do Sul. Juntos esses dois municípios respondem por mais de 90% da capacidade de hospedagem dos municípios investigados.

A importância do RN na rede de hospedagem brasileira pode ser medida, numa primeira aproximação, pela revelação de que Natal ocupa a 4ª colocação entre as cidades brasileiras. A capital potiguar possui uma capacidade de hospedar 29.757 pessoas, perdendo apenas para as cidades de São Paulo, Rio de e Salvador. No Nordeste, portanto, a capital do RN ocupa a segunda colocação.

Um destaque do perfil dessa rede de Natal (e por extensão do RN) é que ela possui um grande número de hotéis com mais de 100 unidades habitacionais. Em função dos empreendimentos localizados na Via Costeira, o padrão de tamanho da rede hoteleira de Natal é relativamente maior que a média nacional. 


Quando expandimos a análise para cobrir as Regiões Metropolitanas Brasileiras o RN perde posição no cenário nacional mas continua ocupando uma posição relevante. A Região Metropolitana de Natal ocupa a 9º colocação entre as RM brasileiras e a 4º colocação no Nordeste.


No Rio Grande do Norte a pesquisa investigou a Região Metropolitana de Natal e os pólos de turismo nos litorais sul e norte. Os dados revelam que parte expressiva da capacidade de hospedagem do estado está localizada nos municípios de Natal e Tibau do Sul. Cerca de 91% da capacidade de hospedagem dos municípios investigados está localizada nesses dois municípios. 

Juntos os municípios investigados no RN possuem capacidade de hospedagem de 38,6 mil pessoas. Além do pólo da RMN (concentrado principalmente em Natal e Parnamirim), destacam-se no litoral sul o pólo formado pelo trecho que vai da cidade de Tibau do Sul, incluindo Pipa, Barra de Cunhaú (Canguaretama) e Baía Formosa. Juntos esses municípios do litoral sul possuem uma capacidade de hospedagem de quase 6 mil pessoas.

Em menor escala destaca-se o pólo do litoral norte, formado principalmente pelos municípios de Touros e São Miguel do Gostoso. A capacidade de hospedagem desse pólo é de 449 pessoas.


Resta saber se essa nossa rede de hospedagem é suficiente para atender a demanda da Copa 2014 e se seu perfil também é adequado não só para o evento que se avizinha como também para o momento vivido pelo turismo brasileiro e mundial.



Nenhum comentário: