Redirecionamento

05 fevereiro, 2013

Panorama da Produção de Petróleo no RN em 2012

Em 2012 o RN produziu 21,75 milhões de barris de petróleo, dos quais 18,97 milhões em terra e 2,78 milhões em mar. Em relação a 2011 ocorreu um crescimento de 1,62% na produção total, sendo que a produção em terra cresceu 1,99% e a produção marítima declinou -0,88%.

Depois de uma longa tendência de queda que durou toda a década passada, quando a produção de petróleo no estado caiu de 31,75 milhões de barris em 2000 para 20,78 milhões em 2010, faz dois anos que o setor registar uma leve recuperação no volume de petróleo produzido em terra, que tem impacto na produção total de petróleo. Entre 2010 e 2012 a produção de petróleo em terra no RN aumentou cerca de 6%. Por outro lado a produção em mar continuou sua trajetória de declino.



A recuperação da produção de petróleo em terras potiguares deriva dos investimentos que a Petrobras fez na injeção de água e vapor no campo de petróleo chamado Canto do Amaro, maior campo produtor de petróleo em terra do país. No caso da produção em mar o declínio se dá principalmente em função do esgotamento de campos já maduros que estão a cerca de 30/40 anos em produção. É o caso do campo de Uabarana, cuja produção hoje gira em torno de 7 mil barris/dia mas já chegou a produzir 33 mil barris/dia.

O RN responde por apenas 3% da produção brasileira de petróleo, que em 2012 foi de 754 milhões de barris. A liderança nacional é do RJ, que detém 74% de todo petróleo produzido no país.

A produção brasileira de petróleo em 2012 foi de 754 milhões de barris de petróleo, dos quais apenas 66 milhões foram provenientes de campos terrestres.

O RN, apesar da queda da produção, continua a liderar a produção brasileira de petróleo em terra. O estado responde por aproximadamente 29% da produção terrestre brasileira. Bahia, Amazonas e Sergipe são os outros estados com maior produção de petróleo em terra.


No RN a Petrobras planeja novos investimentos de reinjeção de água no campo marítmo de Ubarana na tentativa de aumentar a produção do mesmo ou estancar a tendência de declínio da produção. 

A ANP, por sua vez, planeja fazer uma nova rodada de licitação de 20 blocos terrestres e outros 10 blocos em águas profundas, todos localizados a Bacia Potiguar.

P.S.: amanhã farei uma postagem abordando a produção de gás e depois uma outra analisando o refino de petróleo e a produção de combustível.

Nenhum comentário: