Redirecionamento

31 janeiro, 2012

No Aeroporto de Natal em 2011 Passaram 2,58 milhões de Passageiros

Em 2011 a movimentação de passageiros no aeroporto de Natal foi de 2,58 milhões de pessoas (embarques + desembarques). Deste total 2,45 milhões de passageiros estavam em vôos domésticos e 123 mil em vôos internacionais.

Em relação a 2010 ocorreu um crescimento de 6,84% no total de embarques e desembarques no referido aeroporto. Tal percentual foi inferior ao registrado pelos conjunto dos aeroportos das capitais do Nordeste, cujo crescimento em 2011 foi de 11,21%.

Natal possui o quarto maior aeroporto do Nordeste em termos de moviumentação de passageiros. Em primeiro lugar aparece Salvador (8,3 milhões), seguido por Recife (6,36 milhões) e depois por Fortaleza (5,65 milhões).



Os aeroportos de Teresina, São Luís e João Pessoa foram aqueles que, em 2011, apresentaram os maiores percentuais de aumento na movimentação de passageiros, com índices de 34,71%, 33,73% e 23,97%, respectivamente.

Natal e Recife apresentaram, por outro lado, os menores percentuais.

Quando analisamos os dados de movimentação de passageiros de 2003 a 2011 vemos que o crescimento do aeroporto de Natal aparece com um ritmo de crescimento superior à média do Nordeste. Nesse período a movimentação dos aeroportos das capitais nordestinas cresceu a uma taxa média anual de 7,49% enquanto em Natal o crescimento foi de 8,70%. Nesse intervalo de tempo a capital potiguar registrou o sexto melhor crescimento entre os aeroportos das capitais da região.



Um dado que merece registro é que, depois de 4 anos seguidos de queda na movimentação de passageiros em vôos internacionais o aeroporto de Natal voltou a registrar crescimento nesse segmento do mercado. Em 2010 o total de embarques de desembarques de passageiros em vôos internacionais foi de 118.055. Em 2011 esse número subiu para 123.012. Todavia, ainda é um valor distante daquele registrado em 2006 quando a movimentação de passageiros no aeroporto de Natal em vôos internacionais foi de 249.189.

No período de 2004 a 2007 a movimentação de passageiros internacionais no aeroporto de Natal era maior do que essa mesma movimentação no aeroporto de Recife. De lá para cá, porém, Natal registrou seguidas quedas nessa movimentação. Recife, por sua vez, apresentou um aumento e ultrapassou Natal.  

A queda em Natal esteve associada à brutal redução no fluxo de turistas estrangeiros (notadamente europeus) que frequentavam as praias do litoral potiguar vindos da Europa em vôos fretados. Originalmente essa queda ocorreu em função da valorização do Real frente ao Euro e, posteriormente, em função da crise econômica que se abateu sobre o velho continente.

Muito provavelmente o aumento do fluxo de passageiros em vôos internacionais registrado em Natal em 2011 se deu em função mais de brasileiros em viagens para o exterior do que de estrangeiros visitando nosso país.

Como não existe expectativas no curto/médio prazo para a recuperação da economia da Europa, também não vejo nos próximos anos o fluxo de passageiros internacionais no aeroporto potiguar crescendo de forma expressiva. A excessão, obviamente, será em 2014 com a copa do mundo de futebol da FIFA. No ano da copa o movimento de passageiros internacionais associados ao evento pode significar que passem pelos portões de embarque e desembarque internacionais do aeroporto potiguar aproximadamente o dobro do movimento deste ano.

Nenhum comentário: