Redirecionamento

15 agosto, 2011

Índice de Preços ao Consumidor no RN Continua em Desaceleração

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do RN, medido pelo IDEMA, continua sua trajetória de desaceleração, seguindo a mesma tendência dos índices nacionais de preços.

Em julho deste ano o IPC/IDEMA registrou alta de 0,11% e o item alimentos e bebidas marcou uma queda de -2,08%. A queda em alimentos e bebidas ocorreu após 9 meses seguidos de alta.



No acumulado do ano o índice geral marca elevação de 3,75% e o item de alimentos e bebidas aumento de 5,5%. Quando comparamos aos mesmo período do ano vemos, vemos que até julho de 2010 a inflação no estado acumulava alta de 3,59% (abaixo, portanto, do registrado esse ano) e os alimentos e bebidas de 9,66%.

Muito embora o índice geral acumulado até julho deste ano ainda esteja em um patamar superior ao registrado no mesmo período do ano passado, as expectativas é que este ano a inflação termine em um patamar inferior ao do ano passado. Isso irá ocorrer porque no segundo semestre do ano anterior, sobretudo nos últimos meses, ocorreu uma forte elevação no preço dos alimentos, pressionando com isso o índice geral.

Para este ano não é esperado uma elevação tão significativa dos preços nos últimos meses. É claro que a queda dos alimentos é apenas sazonal e o preço dos mesmos voltará a registrar aumentos positivos nos próximos meses, mas serão inferiores aos aumentos do ano anterior.

Por isso que no acumulado em 12 meses os índices do estado continuaram sua trajetória declinante, sobretudo o índice de alimentos e bebidas.




Nenhum comentário: