Redirecionamento

17 abril, 2012

O Emprego Formal no RN no Primeiro Trimestre de 2012 - Quem Contratou e Quem Demitiu

O cenário do primeiro trimestre no RN para o emprego formal foi de demissão. Esse fato, porém, não trás em si nenhuma novidade. Normalmente o período que vai de dezembro a março é de desemprego no estado, sobretudo em função do fim de algumas atividades agropecuárias, como as colheitas do melão e da cana e a moagem dessa última.

O estado encerrou esse período com um saldo de 2.130 demissões (março me surpreendeu e veio positivo), um déficit inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando as demissões ficaram em 3.418 postos de trabalho perdidos.




Essa queda no saldo negativo ocorreu em função de um menor crescimento no ritmo de demissões no péríodo do que no crescimento das admissões. Estas últimas aumentaram 8% entre o primeiro trimestre do ano passado e o primeiro deste ano. As demissões, por sua vez, cresceram 4,6% nesse mesmo intervalo de tempo. Esse cenário é bem diferente daquele que passamos no primeiro trimestre de 2011 quando comparado ao primeiro de 2010. No ano passado, no primeiro trimestre, as contratações aumentaram 4% e as demissões 14%, isso comparado ao primeiro trimestre de 2010.

Nesse ano lideram as contratações os setores de serviço, comércio e construção civil. Do lado das demissões os maiores saldos negativos estão na indústria de transformação e na agropecuária.

Os serviços vem registrando, nesse trimestre, uma desaceleração no ritmo de contratações quando comparado ao mesmo trimestre de 2011. Já o comércio e a construção civil apresentaram um forte aumento no saldo positivo nesse mesmo período.




Nenhum comentário: