Redirecionamento

21 abril, 2012

RN não Lidera Mais os Leilões de Energia Eólica

A empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) divulgou ontem o número de empreendimentos e o volume de energia ofertada no cadastramento para a oferta complementar de energia elétrica em 2015 (A3) e 2017 (A5).

Em junho e agosto desse ano ocorrerá leilões para a aquisição dessa energia.

Na oferta dos dois leilões a energia eólica continua liderando no número de projetos inscritos e também na energia ofertada. Dos 52,2 MWh inscritos para os dois leilões a fonte eólica responde por aproximadamente 51%, com um volume ofertado de 26,81 MWh. Em segundo lugar veio a geração de energia por meio de usinas movidas a gás natural, cuja oferta somou 18,85 MWh, respondendo por 36% da oferta total.


Dos 26,81 MWh ofertados na fonte eólica, o estado do Rio Grande do Sul foi aquele que apresentou o maior volume de energia (7,4 MWh), seguido da BA (7,1 MWh), RN (4,9 MWh) e CE (4,6 MWh).

O Nordeste continua sendo a região do Brasil com maior potencial eólico. Também se localiza aqui o maior número de empreendimentos e o volume ofertado. O RS é o principal concorrente da região. O RN já liderou em anos anteriores o número de projetos e o volume de energia eólica ofertado nesses leilões. Todavia, progressivamente o estado vem perdendo essa liderança.

A pequena dimensão territorial do estado, a infraestrutura logística (sobretudo de portos/estradas para transportes dos grandes equipamentos) e a ausência de uma rede de transmissão capaz de captar e escoar a energia gerada nos parques eólicos podem ser as principais razões para essa perca de importância relativa do estado.

É importante ressaltar, porém, que o que ocorreu agora foi apenas o cadastramento dos projetos (no RN foram inscritos 183 projetos), esses ainda passarão pela verificação da documentação por parte da EPE e, depois, pelo próprio leilão. É no leilão que saberemos de fato quem são os projetos mais competitivos.


Nenhum comentário: