Redirecionamento

03 maio, 2012

Produção e Consumo de Cimento no RN em 2011 - Records Históricos

A produção e o consumo de cimento no RN em 2011 apresentaram os números mais elevados da história econômica do estado. Foram produzidos no RN 657 mil toneladas do produto e consumidas 860 mil toneladas.

Todavia, se a produção apresentou um forte crescimento em relação a 2010 (aproximadamente 42%) com a entrada em operação de uma nova fábrica no município de Baraúna/RN, o mesmo não pode ser dito do consumo. Este cresceu apenas 1,4% em relação ao ano anterior, quando o estado consumiu 850 mil toneladas de cimento.


Em termos de consumo o RN ficou em quarto lugar no Nordeste, perdendo para Bahia (3,56 mil T), Pernambuco (2,80 mil T), Ceará (1,7 mil T) e Maranhão (1,3 mil T). Na produção de cimento o estado ficou em sétima colocação na região, com uma produção maior apenas que os estados do Maranhão e Piauí.

Embora no total do ano passado o consumo de cimento no RN tenha ficado maior que o seu consumo, os dados de evolução mensal indicam que caminhamos para uma autossuficiência ainda neste ano de 2012. Capacidade de produção para isso nós já temos.

Além de alcançarmos a autossuficiência na oferta de cimento este ano, provavelmente nossa produção também irá ultrapassar aquela registrada pelo estado de Alagoas. O RN muito provavelmente encerrará 2012 repetindo a quarta colocação no consumo de cimento no Nordeste e a sexta posição no ranking de produção.

Espero para 2012 um maior aquecimento do consumo local do produto, puxado, entre outras obras, pela construção do estádio Arena das Dunas.


Nenhum comentário: