Redirecionamento

15 maio, 2012

Energia Eólica no RN: Geração Abaixo do Esperado

O gráfico de desempenho dos parques eólicos localizados no RN começam a mostrar alguns indicadores que tem acendido um sinal de alerta entre especialistas e investidores do setor.

A fonte de preocupação principal tem sido o fato de que os parques não estão gerando menos energia do que o esperado. Produzir menos energia do que o que estava planejado no momento dos investimentos significa dizer que os parques gerarão um volume de receitas também menores e que a rentabilidade dos investimentos não será aquela esperada pelos investidores.

Essa situação pode ser claramente verificada quando comparamos, no RN, o desempenho operacional do parque eólico de Rio do Fogo/RN com a usina Alegria I, localizada em Guamaré/RN.

Os dois parques possuem basicamente a mesma capacidade instalada (49,3 MW em Rio do Fogo e 51 MW em Alegria I). Todavia, o desempenho do segundo tem sido quase sempre inferior ao primeiro. 

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o parque eólico de Rio do Fogo foi construído com uma expectativa de que seria gerado 34% de sua capacidade instalada. Nos últimos 12 meses encerrados em março de 2012 o fator de capacidade verificado, ou seja a geração real de energia, ficou em 34,4%. O mesmo não ocorreu com o parque de Alegria I, cujo fator de capacidade estimado é de 32% e o parque operou nos últimos 12 meses gerando apenas 26,3%.

Os parques eólicos de Mangue Seco, também localizados em Guamaré/RN, também não estão alcançando seus respectivos fatores de capacidade estimados. Mangue Seco 5, tem registrado um fator de operação 40% abaixo do programado.

Esse não é um fenômeno isolado do RN. O desempenho abaixo do esperado dos novos parques eólicos está sendo registrado em todo o Nordeste.


Nenhum comentário: