Redirecionamento

14 maio, 2012

Vendas de Veículos Novos Continuam em Baixa no RN - Tendência é Nacional

No primeiro quadrimestre de 2012 foram vendidos no RN cerca de 22,3 mil veículos novos, queda de 2,3% sobre o volume vendido no mesmo período do ano passado.

A queda do RN segue a mesma tendência nacional e da região Nordeste. No Brasil a queda no ano é de 2,7% e no Nordeste de 4,1%. 

O que agrava mais a situação do Rio Grande do Norte é que a queda desse ano dá uma sequência ao que foi registrado no ano de 2011, quando no estado foram vendidos menos veículos do que em 2010. No ano passado tanto o Brasil quanto a região Nordeste registraram aumento de vendas.

O fato das estatísticas de vendas de veículos novos no RN estarem "patinando" tem uma importância direta nas estatísticas do comércio varejista ampliado produzidas pelo IBGE. Enquanto o mercado de automóveis não reagir com mais força as estatísticas do IBGE também se manterão em ritmo medíocre. 


O nível de endividamento das famílias potiguares, o aumento da inadimplência em relação ao ano passado e as condições mais restritas do crédito estão nas raízes dessa retração do mercado local. O aumento da renda e as políticas recentes de afrouxamento do crédito e redução dos juros levarão algum tempo para surtir efeitos. Ainda acredito que o mercado possa reagir ao longo do ano e as vendas superarem o que foi contabilizado no ano passado. Todavia, esse aumento (se ocorrer) não será algo muito expressivo.


Nenhum comentário: