Redirecionamento

20 junho, 2012

De Investidor Pessoa Física Para Tripulante de Embarcação de Pesca: Perfil das Autorizações de Imigração no RN

Nos últimos anos o RN passou por uma radical mudança no perfil das autorizações concedidas pela Coordenação Geral de Imigração para os estrangeiros que solicitavam vistos permanentes ou de trabalho no estado.

De meados da década passada até 2010 a principal modalidade de visto concedido para estrangeiros no estado era para a categoria de investidor pessoa física. No geral eram europeus que adquiriam imóveis no litoral potiguar destinado à segunda residência dos mesmos. Nesse período o estado chegou a liderar no país em alguns anos o volume de investimentos realizados por pessoas físicas. Habitualmente o estado rivalizava essas liderança com o Ceará e com São Paulo, com os quais revezava no primeiro lugar, segundo ou terceiro lugar no volume desses investimentos.

Com a crise européia e suas consequências no fluxo de turismo para o RN essa categoria de visto caiu significativamente no estado, bem como o volume de investimento e aquisição de imóveis por esses estrangeiros.

Desde o primeiro trimestre de 2011 que a liderança passou a ser de vistos temporários de trabalho concedido pára tripulação de embarcações. O crescimento dessa categoria foi viabilizado pela introdução dos barcos pesqueiros japoneses que passaram a atuar na pesca de atum no litoral brasileiro em associação com empresas potiguares. Como as modernas técnicas de pesca utilizadas por essas embarcações não eram (e ainda não são) de domínio dos pescadores potiguares, a quase totalidade da tripulação é composta por estrangeiros.


Se antes os vistos eram concedidos principalmente a espanhóis e italianos, desde o ano passado que o perfil de nacionalidades também mudou. Agora a liderança é de asiáticos (indonésios, filipinos, japoneses, chineses...), bem como de outras nacionalidades, como mexicanos e norte-americanos (essas duas últimas lideraram no primeiro trimestre de 2012).

Nenhum comentário: