Redirecionamento

28 junho, 2012

Leite, Carne e Ovos: Desempenho da Agroindústria do RN no Primeiro Trimestre

O IBGE divulgou ontem os resultados de suas pesquisas trimestreais referentes à produção de leite, ovos de galinha e abate de animais.

Essas pesquisas levantam, em todas as Unidades da Federação e trimestralmente, o volume de leite adquirido e industrializado pelos laticínios (apenas aqueles que são inspecionados), o número de animais (bovinos, suínos e frangos) abatidos e os pesos de suas carcaças (também apenas dos estabelecimentos inspecionados) e o número de ovos produzidos por estabelecimentos com mais de 10.000 galinhas poedeiras.

Acho que essas pesquisas tem recebido poucos destaques no RN, mas são de grande importância para a compreensão da dinâmicas desses setores na economia estadual. Não vou fazer uma análise de longo prazo dessas indústrias no estado (os dados do IBGE remontam a informações desde a década de 90 até o ano atual), vou abordar apenas o desempenho recente.

No caso da indústria de leite, ao que parece já no primeiro trimestre do ano a seca que atingiu o sertão potiguar já começou a comprometer os laticínios do estado. No primeiro trimestre de 2012 os laticínios do RN adquiriram 14,9 milhões de litros de leite, uma redução de 15,2% em relação ao volume adquirido no mesmo trimestre do ano passado. Nacionalmente a queda na aquisição de leite pelos laticínios do RN só foi menor que aquelas registradas nos estados da BA (-15,34%) e do MS (-18,76%).


As perspectivas para esse segmento é que a queda continue ao longo do ano em função da menor oferta do produto pelos pecuaristas.


A indústria de abate de animais, sobretudo de bovinos, ainda não dá sinais no primeiro trimestre de que tenha sentido algum efeito da seca. O número de animais abatidos foi equivalente ao do primeiro trimestre de 2011. Eu acho que a seca pode produzir um aumento no número de animais abatidos por essa sindústria. Isso se derá porque, em função da seca, os produtores rurais serão obrigados a se descartar de uma parte maior do rebanho em função das condições precárias de alimentação do mesmo.


O único setor que vem apresentando um constante crescimento nos últimos 24 meses é a avicultura voltada para a produção de ovos. A produção de ovos no estado cresceu 16% no primeiro trimestre de 2012. Conforme podemos ver no gráfico esse setor vem apresentando tendências de crescimento.




Nenhum comentário: