Redirecionamento

29 abril, 2011

O envelhecimento populacional do RN

O IBGE divulgou hoje a Sinopse do Censo 2010, a primeira publicação de uma série que está programada para sair em 2011 e 2012.

Uma das questões já esperada era o envelhecimento populacional do país e, consequentemente, também do RN. Com a divulgação dos dados esses dados ficam mais claros.

Entre 2000 e 2010 a população do RN cresceu 14%. Nesse mesmo período, porem, o crescimento dos diferentes grupos etários ocorreu de forma diversificada.

Na faixa populacional com idade de até 19 anos ocorreu uma redução na população potiguar. Essa queda foi da ordem de 9% e em termos absolutos caiu 103 mil pessoas.

No lado oposto, a população com 80 anos ou mais de idade teve um crescimento de praticamente 50%. Já a população com 65 anos ou mais cresceu 35%.

Com esses ritmos diferentes de crescimento nossa pirâmide etária está se estreitando na base, com queda na fecundidade. Por outro lado o topo da pirâmide vai se ampliando, com uma população idosa cada vez maior e com pessoas em idade avançada com números cada vez maiores.



Esse tendência verificada nessa década dará a tônica da dinâmica demográfica do estados nas próximas décadas. O RN também caminha para uma estagnação demográfica nas próximas duas ou três década.



Nenhum comentário: