Redirecionamento

29 agosto, 2011

Rio Grande do Norte Ajuda a Reduzir o Desemprego no Japão e Indonésia

Os números divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho e Emprego indicam que o RN foi, no primeiro semestre de 2011, o quarto estado brasileiro que mais recebeu autorizações de estrangeiros para trabalhar.

No RN foram 695 autorizações de trabalho no primeiro semestre de 2011. O estado ficou atrás apenas do RJ (11.377), SP (9.635) e MG (98).

Os números do primeiro semestre de 2011 no RN são, inclusive, maior que a soma do total de autorizações dos três anos anteriores (570).

Os dois principais países emissores de trabalhadores para o RN nesse primeiro semestre foram a Indonésia (276) e o Japão (92). Desconfio que esses trabalhadores vieram para trabalhar naqueles barcos de pescas japoneses arrendados pela empresa de pesca Atlântico Tuna.

Ironicamente é o RN gerando empregos para os pobres japoneses. Espero que essa seja apenas uma situação temporária, enquanto os brasileiros não estão suficientemente familiarizados com as modernas técnicas de pescas das embarcações japonesas. Caso contrário, teremos uma típica atividade de exploração de nossos recursos naturais, onde nem sequer a mão-de-obra utilizada será a nossa.


Um comentário:

Caroline Araújo disse...

É aquela velha história da falta de mão de obra qualificada. De nada adianta apenas trazer novos empreedimentos para o Estado, se não for para beneficiar de fato a população local com geração de novos postos de trabalho.