Redirecionamento

05 dezembro, 2011

Cresce a Formalização do Mercado de Trabalho no RN

O Censo 2010 encontrou no RN 1.237.237 pessoas ocupadas. Na última década o número de pessoas ocupadas no estado cresceu 35,7% ou o equivalente a 325 mil novos postos de trabalho.

Mas o melhor da história foi que a posição na ocupação que mais cresceu foi a de empregado com carteira assinada. Em 2000 havia no estado 277 mil trabalhadores com carteira assinada. Em 2010 esse número saltou para 463 mil, um crescimento de 67%.


Esses números apontam para uma década de crescente formalização das relações de trabalho no mercado local. Significa dizer que no conjunto os trabalhadores potiguares melhoraram suas condições de trabalho, com avanço da proteção social permitida por uma relação de trabalho formalizada.

Mesmo com esse avanço é importante registrar que o estoque de trabalhadores desprotegidos ainda é significativo no estado e representa a maioria da população ocupada. Em 2010 o conjunto dos trabalhadores do RN formado por Conta Própria, Empregados Sem Carteira Assinada, Não Remunerados e Trabalhadores para o Consumo Próprio, representava 54,27% de todos os ocupados do estado e somavam um contingente de 671 mil pessoas.

No outro lado da equação teríamos as posições nas ocupações "protegidas", que seriam os Empregados com Carteira Assinada, Militares e Estatutários e também os Empregadores. Esse conjunto era formado em 2010 por um total de 566 mil pessoas, representando 45,73% de todas as ocupações.

É certo que o grupo "desprotegido" vem perdendo participação no contexto das relações de trabalho no RN. Em 2000 esse grupo representava 61% do total de ocupações. 

Tomando apenas o somatório dos empregados com carteira assinada mais os militares e estatutários, o RN ocupa a melhor posição entre os estados do Norte e Nordeste do país, conforme podemos ver no gráfico abaixo.




Nenhum comentário: