Redirecionamento

23 dezembro, 2011

Na última década RN atraiu 99 mil pessoas naturais de outros estados

Os dados sobre migração no censo 2010 ainda não foram divulgados em sua totalidade. Todavia, algumas informações já foram publicadas e já podemos fazer algumas análise com elas.

A primeira informação que destaco é que, em 2010 o IBGE encontrou aproximadamente 99 mil pessoas no RN que não eram naturais do estado mas que estavam residindo aqui há no máximo 9 anos initerruptos. Outro dado interessante é que esse número de pessoas não naturais da UF que migraram para o estado na década anterior à realização do censo vem aumentando nas últimas décadas. O censo de 1991 havia encontrado 93 mil pessoas nessa situação e o de 2000 94 mil.

É importante esclarecer que esses números não dão conta da totalidade do  movimento migratório para o estado ocorrido na década. Isso se dá porque não estão incluídos aí os naturais do RN que anteriormente haviam migrado para outros estados e retornaram nos anos intercensitários. Portanto, estão excluídos dessas estatísticas os migrantes de retorno. Esse grupo de retorno não é um número desprezível e tende a vir crescendo nos últimos anos.


Aliás, a população não natural do RN que residem no estado vem crescendo ao longo do tempo. Em 2010 havia 275,8 mil pessoas que não eram potiguares mas que residiam no estado. Em 2000 esse número havia sido de 233,6 mil e em 1991 de 202,7 mil.


No Nordeste o RN é o segundo estado com maior proporção de pessoas não naturais da UF. Em 2010 8,71% das pessoas que residiam no estado não eram naturais daqui. Somente Sergipe pessui um percentual maior que esse entre os estados do Nordeste.


Ainda há muitas informações sobre migração que o IBGE vai divulgar e traçará um perfil melhor do fenômeno migratorio no estado. Entre as questões a serem divulgadas estão: 1) qual o saldo migratório do estado na última década? De onde provêm os migrantes que entram no RN? Para onde estão indo os potiguares que migram para outros estados?

Nenhum comentário: