Redirecionamento

13 dezembro, 2011

O Mercado Para Engenheiros no RN nos Anos 2000

A USP acaba de colocar no ar um novo site que agrega um conjunto de informações do mercado de engenharia. Uma das muitas informações relevantes que estão lá é a evolução detalhada, ano a ano, do mercado formal de trabalho para engenheiros, segundo os grupos de engenharia e as Unidades da Federação.

Por esse site sabemos, por exemplo, que em 2010 havia no RN 1.886 engenheiros ocupados. em 2000 o total havia sido de 963. Também percebemos que houve um forte aquecimento do mercado local de trabalho para as engenharias no triênio 2008-2010. Entre 2001 e 2007 o mercado abril, em média, 74 novas vagas de engenheiro por ano, no triênio mais recente essa média subiu para 136.


Quando abrimos essas informações pelos segmentos de engenharia, vemos a liderança em 4 grandes áreas: 1) engenharia civil e afins; 2) engenharia química e afins; 3) engenharia de produção, qualidade, segurança e afins; 4) engenharia mecânica e afins.

Em termos de evolução, vemos que para a engenharia civil e de produção o mercado tem se expandido de forma mais intensa. Por outro lado, as engenharias ligadas às atividades agrossilvipecuárias tem perdido terreno e encerrados postos de trabalho.


Nenhum comentário: