Redirecionamento

18 abril, 2011

As vendas do comércio varejista do RN em 2011

Em 2011, no primeiro bimestre, as vendas do comércio varejista ampliado no RN cresceram 15,58% sobre o mesmo período do ano anterior. Esse ritmo de crescimento é superior ao apresentado pelo Brasil, que ficou em 12,82%.

Com os dados de fevereiro completa-se quatro meses que o comércio estadual cresce a índices superiores a 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre novembro de 201o e fevereiro de 2011 a média de crescimento do estado ficou em 14,68%, ante uma média brasileira de 14,42%.

No acumulado em 12 meses as vendas potiguares ainda estão ligeiramente abaixo dos indicadores do Brasil. O RN acumula crescimento de 11,18% enquanto o Brasil registra 12,37%.

Todavia, é possível que até o final do ano o crescimento das vendas locais (medida no acumulado de 12 meses) ultrapasse o índice de crescimento do Brasil. Isso se dará porque, uma observação do gráfico abaixo revela que o indicador brasileiro vem estagnado na casa dos 12% desde meados do ano passado, enquanto no estado vem ocorrendo ultimamente uma aceleração dessas vendas.

Além disso, estamos em pleno ciclo de elevação dos juros por parte do Banco Central, que pretende conter a demanda e, com isso, reduzir a inflação no país. A elevação dos juros, associada a outras medidas de restrição ao crédito, sem dúvida nenhuma ocasionará um impacto no ritmo de crescimento do comércio e a curva brasileira acabará inclinando para baixo nos próximos meses.

Esse efeito também será sentido no RN, todavia o mesmo ocorrerá com uma certa defasagem no tempo. Ou seja, nossa curva também inclinará para baixo até o final do ano, mas acredito que demorará mais do que a brasileira. Por isso o comércio do estado poderá ultrapassar o ritmo de crescimento nacional.


2 comentários:

little.trouble.girl disse...

Olá, estou concluindo um MBA em São Paulo e preciso muito dos dados do comércio varejista de vestuario em Natal, ou no RN. Faturamento especialmente, pois preciso fazer calculos como o de Market Share.
Onde posso encontrar tais dados?

Aldemir Freire disse...

Desconfio que você não vai conseguir essa informação. Infelizmente a Pesquisa Mensal do Comércio no RN não abre as informações por segmento.