Redirecionamento

07 abril, 2011

Não escolha o alvo errado: boicote o posto e não a bandeira da distribuidora

Segundo reportagem de hoje do jornal Tribuna do Norte, a partir da próxima segunda feira os Procons de Natal e a OAB iniciarão uma campanha de boicote contra os postos de combustível de Natal. veja link aqui.

O grande problema dessa campanha é que escolheram o alvo errado. Textualmente, segundo as repórteres Renata Moura e Adrielle Mendes, a campanha terá "...como alvo principal os de bandeira “BR” que reajustaram os preços na última semana.".

Mais na frente os defensores da ação alegam que "O alvo do boicote será os postos de bandeira BR, da Petrobras. “A distribuidora BR abastece 40% dos postos de Natal, por isso o boicote a esta bandeira”, justifica o vereador Júlio Protásio, que propôs o encontro. Postos localizados nas avenidas Engenheiro Roberto Freire, Hermes da Fonseca e Prudente de Morais também entram na lista de boicotados."

O grande equívoco dessa campanha é acreditar que a razão do preço elevado da gasolina em Natal é culpa das distribuidoras e, mais especificamente, da BR Distribuidora.

Vou repetir na postagem de hoje a mesma tabela que coloquei aqui ontem mostrando como os postos de Natal possuíam uma das maiores margens na venda de combustíveis. Só que hoje eu ordenei a mesma tabela pelo preço pago pelos postos às distribuidoras. Nesse caso vemos claramente que Natal recebe das empresas distribuidoras a 5ª gasolina mais barata entre as capitais do Brasil.


É tão surreal essa escolha da BR como alvo dos protestos que na própria foto que ilustra a reportagem no portal da Tribuna do Norte, a placa mostrando o preço da gasolina a R$ 3,09 (isso mesmo, não digitei o valor errado não. Tá certo que é aditivada, mas só isso não justifica) é de um posto de bandeira da SHELL, conforme podemos ver na foto abaixo, retirado do site da Tribuna do Norte. 

Como eu sei que o posto é da shell se não aparece a placa dela? Simples, pesquise aí no google quem produz essa gasolina V-POWER.


Ora, escolher o alvo errado em uma batalha é meio caminho dado para se perder a guerra. Pior que isso, é ter certeza que será derrotado na guerra. Escolher o alvo certo é fundamental e o alvo não tem bandeira. O alvo de qualquer campanha deve ser simples e claro: postos com preços maiores que a média que vinha sendo praticado. Não interessa a bandeira ou a localização.

Um pequeno exemplo da insanidade desse boicote à BR: caso você chegue em um posto e ele esteja vendendo a gasolina a R$ 1,69 mas seja de bandeira BR você não deve comprar. Quer coisa mais aberrante???

Ah... e porque esperar para a próxima segunda-feira?

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é bem assim. O objetivo de boicotar as distribuidora BR é fazer essa rede baixar seus preços. Como é a maior do país isso provocará uma reação em cadeia, atingindo as distribuidoras menores. Não dá pra vencer uma guerra lutando contra TODOS ou contra os mais fracos. E eu te desafio a dizer um posto BR com a gasolina a R$2,69(corrigindo o seu erro no preço fictício).