Redirecionamento

04 junho, 2011

Um mapa da distribuição geográfica da população negra do RN

O IBGE vem dando continuidade à divulgação dos resultados do censo 2010. Muita informação já foi divulgada e uma quantidade enorme ainda será publicada até fins de 2012.

Apresento aqui um mapa do RN pintado com o percentual da população municipal que se declararam pardos ou pretos. Quanto mais intensa a cor maior é a parcela da população que se declararam de cor negra.

Há nitidamente uma falta de uniformização na cor da população do RN. A região do Seridó e o Alto Oeste potiguar aparecem como os espaços de menor presença relativa da população negra. Há uma maior presença nas regiões litorâneas, com destaques para as microrregiões do Litoral Nordeste, Litoral Sul, Agreste, Baixa Verde, Macau e Mossoró (nesse último caso mais forte nos municípios de Areia Branca, Grossos e Tibau).

A menor presença da população negra no Seridó e Alto Oeste provavelmente está associada à chamada "civilização do gado" ou "civilização do couro", que predominou na ocupação original desses territórios e se diferenciava da "civilização do açúcar", que predominava no litoral leste.

Os três municípios com maior percentual de população que se declararam de cor parda ou preta foram: Jardim de Angicos (88,91%), Maxaranguape (76,99%) e Lajes Pintada (76,76%). Já aqueles com a menor participação da população declarada negra foram: Santana do Seridó (25,73%), Ouro Branco (29,30%) e São Fernando (31,26%).

No RN o percentual da população que em 2010 se declarou pardo ou preto foi de 57,72%.





Um comentário:

GERALDO PINTO disse...

Caro Aldemir, mais uma vez Parabéns pelo Blog, sugiro que faça um MAPA COM A DISTRIBUIÇÂO DO ANALFABETISMO e que cruzemos com PIB, RENDA e com o MAPA DA POPULAÇÃO NEGRA, que tal???