Redirecionamento

11 junho, 2011

Produção e Consumo de Combustíveis no RN

A produção de derivados de petróleo na Refinaria Potiguar Clara Camarão (localizada em Guamaré) atingiu a marca de 317 mil metros cúbicos no primeiro quadrimestre de 2011, sendo 188,5 mil de óleo diesel, 86,2 mil de gasolina tipo "A" e 42,7 mil de querosene de aviação (QAV).



A produção de gasolina naquela unidade da Petrobras é recente, datando de setembro de 2010. Já a produção da QAV e óleo diesel é mais antiga, mas desde o ano passado que o volume produzido dessas duas substâncias apresentou uma mudança de patamar e vem atingindo um nível mais elevado.

Conforme podemos ver no gráfico abaixo a produção local de diesel é mais que suficiente para o atendimento da demanda potiguar, sendo o excedente comercializado pela Petrobras nos estados vizinhos.


O QAV produzido no estado também é mais do que suficiente para atendimento da demanda local. O que excede o consumo do estado é levado para aeroportos de outras capitais nordestinas, sobretudo de João Pessoas e Recife.


Já no mercado de gasolina nós ainda não alcançamos a auto-suficiência. Produzimos por mês aproximadamente 22 mil metros cúbicos de gasolina tipo "A" (sem mistura com o álcool) e consumimos cerca de 35 mil metros cúbicos de gasolina tipo "C" (misturada ao álcool). Assim, para que fôssemos capazes de atender à demanda estadual por gasolina teríamos que produzir entre 28 e 30 mil metros cúbicos da gasolina pura.




Nenhum comentário: