Redirecionamento

13 junho, 2011

A "Explosão" do Consumo de Gasolina e a Queda no Consumo de Óleo Diesel do RN

Voltando ao tema do mercado estadual de combustíveis, verificamos uma verdadeira "explosão" no consumo estadual de gasolina, alimentado pela frota cada vez maior e pelos recordes sucessivos de vendas de veículos novos.

Em 2008 o Diesel liderava em termos de volume de vendas de combustíveis no estado. Foram cerca de 377 mil metros cúbicos comercializados do referido combustível no RN naquele ano. No mesmo período o consumo de gasolina totalizou 304 mil metros cúbicos.

Decorridos 27 meses a gasolina passa a liderar o volume de combustíveis vendido no estado, com um total de 408 mil metros cúbicos comercializados nos últimos 12 meses encerrados em abril de 2011. Por outro lado, o consumo de óleo diesel atingiu a marca de 397 mil metros cúbicos no mesmo período.

Os dados do gráfico também demonstram que desde outubro de 2010 que o consumo de diesel no estado vem sofrendo um declínio. Em setembro do ano passado o consumo acumulado em 12 meses alcançou a marca de 411,4 mil metros cúbicos, passando a recuar desde então.

Esse recuou no consumo de diesel pode ser uma sinalização de um certo desaquecimento da economia, uma vez que esse é o combustível que movimenta sobretudo a frota responsável pela transporte de mercadorias. Assim, um menor volume de carga transportada pode significar um volume menor de caminhões nas estradas e um menor consumo do combustível que abastece esses caminhões.


Nenhum comentário: