Redirecionamento

14 junho, 2011

A Inflação no RN

Em duas postagens recentes (veja aqui e aqui), referentes aos dados de inflação no RN nos meses até março e abril, respectivamente, eu venho afirmando que a inflação do estado, semelhante ao que ocorre no Brasil, irá progressivamente descer a patamares mais toleráveis.

Os dados do IDEMA referentes ao IPC/RN de maio/2011 confirmam minhas previsões. No mês passado o índice geral ficou em 0,39%  ante 0,66% em abril. No item alimentos e bebidas  recuou de 1,65% em abril para 0,99% em maio.

No acumulado em 12 meses o IPC do estado está em 6,63% e o item alimentos e bebidas em 12,35%.

No ano os preços dos alimentos e bebidas registrou um aumento de 7,47%. Nesse mesmo período do ano passado o aumento havia sido de 10,27%.

Continuou acreditando que a inflação de alimentos no estado continuará sua trajetória de declínio e encerrará o ano em um patamar bem inferior ao de 2010 (15,27%). Essa queda na inflação de alimentos também irá provocar uma redução da queda do índice geral.

Todavia, a inflação dos itens alimentares no estado ainda está em um patamar que é mais de duas vezes superior ao ritmo de aumento dos preços desses produtos no país.

Para o próximo quadrimestre minha expectativa é que os alimentos continuem subindo moderadamente no RN (podendo eventualmente registrar queda em algum mês). Todavia, no gráfico de acumulado em 12 meses poderá haver algum repique inflacionário (espero, por exemplo, um repique desse agora em junho, quando a inflação acumulada em 12 meses ficará maior que em maio). Em outros termos, a inflação continuará se desacelerando mas em ritmo bem menor quando analisado o gráfico de 12 meses.

No último trimestre do ano, porém, a queda do ritmo de inflação de alimentos e bebidas no estado será mais acentuada e o gráfico de 12 meses voltará a registrar movimentos descendentes mais acentuados.

Há dois meses atrás eu acreditava que a inflação de alimentos no RN esse ano ficaria na casa dos 10%, hoje já faço uma avaliação que o número poderá ficar abaixo disto.

Vamos esperar os próximos meses e testar minha capacidade de antecipação...



  

Nenhum comentário: