Redirecionamento

28 agosto, 2012

Desempenho das Usinas Eólicas do RN no Mês de Julho

Parece que esse ano a temporada de ventos intensos que aumenta a geração eólica no estado começou mais forte. Em julho desse ano as usinas de Rio do Fogo e Alegria I geraram algo próximo 17 e 20 MWh, respectivamente. No mesmo mês do ano passado a geração havia sido de 14 e 13 MWh, também respectivamente.

A perspectiva é que a geração se intensifique nos próximos meses, acompanhando a curva de velocidade dos ventos que também irá se intensificar. Normalmente o pico ocorre em setembro, mas os ventos ainda continuam bons para a geração eólica até dezembro. A partir do início do ano a velocidade dos mesmos cai de forma mais acentuada.



Em julho, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o RN apareceu como o terceiro maior gerador de energia eólica do país, atrás do Ceará e do RS. O estado gerou aproximadamente 100 MWh, nos parques eólicos de Rio do Fogo (no município de mesmo nome), Mangue Seco e Alegria (em Guamaré/RN).


Habitualmente é no decorrer do dia que a geração eólica no RN acontece de forma mais intensa em função da maior intensidade dos ventos da região nesse horário.


Nenhum comentário: