Redirecionamento

24 agosto, 2012

Porto de Natal/RN Apresenta Forte Crescimento no Embarque de Cargas em Geral

Não foi só na movimentação de contêineres que o porto de Natal registrou forte crescimento nos últimos meses. Esse mesmo fenômeno também ocorreu com a movimentação de carga em geral, ou seja, de outras mercadorias que não aquelas transportadas via contêineres.
 
Entre janeiro de junho de 2012 o Porto de Natal movimentou 171 mil toneladas de carga em geral. No mesmo período de 2011 a movimentação havia sido de 122 mil toneladas. Esse crescimento de 40% na movimentação local de cargas foi puxado principalmente pelo desempenhos dos embarques de mercadoria, que saltaram de 32,5 mil toneladas no primeiro semestre de 2011 para 83,6 mil toneladas no primeiro semestre deste. No caso dos desembarques ocorreu uma pequena retração de 3% nesse mesmo período.
 

 
Esse aumento recente nos embarques de mercadoria em geral no Porto de Natal foi fortemente influenciado pelas exportações de minério de ferro com destino à China. Desde fins de 2011 que uma empresa localizada no município de Cruzeta, no seridó potiguar, vem realizando regularmente embarques de minério de ferro pelo porto.
 
Como resultado a movimentação de carga em geral já ultrapassa a marca das 400 mil toneladas em um período de 12 meses. Acredito que ao final de 2012 o porto poderá movimentar entre 410 mil e 450 mil toneladas, contra uma movimentação de 320 mil toneladas ao longo de 2011.
 

 
 Amanhã farei uma postagem sobre a movimentação de carga (sal) do Porto Ilha de Areia Branca.
 


Nenhum comentário: