Redirecionamento

25 agosto, 2012

Cai os Embarques de Sal no Terminal Salineiro de Areia Branca/RN

Dando sequência à série de postagens sobre a movimentação portuária do RN, abordo agora os dados recentes da movimentação de sal no terminal salineiro de Areia Branca. 

Na página da CODERN na internet há uma pequena descrição do histórico do referido terminal. Segue abaixo uma reprodução desse histórico:

No dia 1º de março de 1974 uma ilha artificial, construída de areia e aço, em alto mar, com aproximadamente 15 mil metros quadrados, passou a ser o porto de escoamento de todo o sal produzido no Rio Grande do Norte, realizando sua primeira operação no dia 04 de setembro de 1974. É o Terminal Salineiro de Areia Branca Luiz Fausto de Medeiros, também chamado de Porto Ilha. Na construção desse terminal foram investidos 35 milhões de dólares. Um projeto de engenharia da empresa americana Soros Associates Consulting Engineers, reconhecido internacionalmente que ganhou o primeiro lugar em engenharia marítima e considerado um dos dez melhores projetos em todos os ramos da engenharia. É uma obra pioneira em toda a América Latina. O Porto Ilha é retangular, mede 92 metros de largura e 166 metros de comprimento. Foi aterrado com material coralíneo tirado da região e coberto com um piso de sal para garantir a pureza do produto armazenado. 

O referido terminal é uma das obras de engenharia mais interessantes do RN, conforme pode ser visto na foto abaixo (copiada do site da CODERN). A "ilha" recebe o sal proveniente das salinas através de barcaças, armazena esse sal e depois faz a transferência para os navios através de uma correia transportadora.


Nos últimos podemos podemos verificar uma tendência à queda no volume de sal embarcado pelo terminal salineiro de Areia Branca. Esse declínio ocorreu tanto na navegação de cabotagem (destinada a atender ao consumo interno), quanto na navegação de longo curso (que leva o sal para outros países). 


Os dados do primeiro semestre de 2012 demonstram que essa queda continua no corrente ano. Entre janeiro e junho de 2011 o terminal embarcou 667,7 mil toneladas de sal. No primeiro semestre de 2012 essa movimentação foi de apenas 434,1 mil toneladas.

O destaque negativo na movimentação este ano está sendo, principalmente, os embarques de longo curso, que, segundo a CODERN, o volume embarcado foi zero. 

No caso dos embarques de cabotagem, há duas possibilidades para o desempenho do setor salineiro do estado: 1) de fato está ocorrendo uma redução da demanda interna pelo produto (isso poderia ser resultado da crise do setor industrial, com impacto na demanda do setor o produto); 2) não está ocorrendo queda na demanda pelo sal, todavia, o transporte do produto através de caminhões vem ganhando peso no transporte do produto e "roubando" mercado da navegação.



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