Redirecionamento

18 agosto, 2012

A Recuperação das Vendas do Varejo no RN

Essa semana o IBGE divulgou o resultado da Pesquisa Mensal do Comércio referente ao mês de junho. Os números apresentados para o RN, semelhante ao que aconteceu para o Brasil, foram muito bons.


O varejo restrito cresceu em junho 12,04% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já o varejo de ampliado (que inclui vendas de autopeças e veículos automotores, bem como de material de construção), as vendas variaram 13,7% na mesma comparação. Ambos os índices apresentaram um desempenho melhor que os índices nacionais.


Os números ao longo do ano indicam que as vendas do varejo restrito estão se recuperando melhor do que o varejo ampliado. Além disso, demonstram que a desaceleração no varejo restrito não foi tão acentuada quanto no ampliado.

Vemos que as vendas do comércio já dão sinais mais claros de recuperação. Os dados do varejo ampliado foram fortemente afetados pelo desempenho das vendas de veículos novos, cujo volume no primeiro semestre deste ano foi praticamente idêntico ao do ano passado.

Todavia, com a aproximação do fim dos descontos do IPI na venda de carros novos, esse mercado voltou a ficar aquecido nos meses de julho e agosto. Assim, espero que o desempenho desse setor se mostre também aquecidos nas próximas divulgações do IBGE.

O problema é que o que está ocorrendo nos meses de julho/agosto seja somente antecipações de compras, com o seguimento voltando a apresentar queda nas vendas a partir de setembro.

Em todo caso, o ano se encerrará com um desempenho positivo do setor (ainda espero crescimento ao redor de 7% no fechamento do ano). Portanto, a despeito de ainda vir a apresentar alguns sinais cambaleantes, o comércio do estado parece que já deu entrada no seu novo ciclo de aceleração, conforme havíamos já comentado em outros posts.





Nenhum comentário: