Redirecionamento

23 agosto, 2012

Porto de Natal Pode Bater Record na Movimentação de Contêineres em 2012

A movimentação de contêineres no porto de Natal pode ser record nesse ano de 2012. Entre janeiro e junho deste ano o referido porto já movimentou 5.665 contêineres, praticamente o dobre do registrado no mesmo período do ano passado. 

Quando essa movimentação é medida em TEUs (unidade de medida tradicionalmente utilizada na avaliação do volume de carga transportada por um porto, vem do inglês twenty-feet equivalent unit, algo como unidade equivalente de 20 pés)  o crescimento é de mais de 100% e chega a 10,8 mil TEUs. 

Mantido esse ritmo de crescimento em relação ao ano passado o porto de Natal pode chegar a movimentar até 40 mil TEUs, o dobro do movimento do ano passado, quando a movimentação chegou 10 mil contêineres e 19,47 mil TEUs.

Tradicionalmente é no segundo semestre que ocorre uma maior movimentação de carga no porto de Natal, pois, entre outras cargas, é nesse período que se concentra as exportações de frutas. 

No gráfico abaixo mostramos a evolução da movimentação de contêineres do porto de Natal desde 2007 até junho de 2012. Os dados são da movimentação acumulada em 12 meses. Percebe-se nitidamente que desde o fim de 2011 que a movimentação do porto vem passando por um forte aquecimento. Acredito que esse aquecimento terá continuidade nos próximos meses.

Apesar do porto de Natal ser pequeno e sua movimentação ser apenas marginal no volume de cargas transportadas pelos portos do Nordeste, os investimentos recentes realizados (drenagem) nele e os que virão em breve (ampliação do caís com construção de novo berço de atracação, ampliação da retroárea e construção do terminal de passageiros) o porto ficará melhor estruturado para atender à demanda local.

Ainda não será o porto ideal, até em função dos limites impostos pela sua localização, mas será um avanço. O blog vai passar a acompanhar as estatísticas de movimentação desse porto de agora em diante. Amanhã farei uma postagem sobre a sua movimentação de carga em geral.


Nenhum comentário: