Redirecionamento

24 agosto, 2012

Porto de Natal Tem Pouca Relevância na Estrutura Portuária do Nordeste

Apesar do bom crescimento registrado pelo Porto de Natal no último semestre do ano passado e no primeiro deste ano, crescimento este revelado tanto na movimentação de contêineres quanto na de carga em geral, o peso do nosso porto na movimentação de carga nos portos nordestinos é pouco representativo.

Isso pode ser visto no caso da movimentação de contêineres apresentada no gráfico abaixo. Os dados referem-se à toda a movimentação ocorrida no ano passado em portos da região nordeste onde ocorreu movimentação de contêineres.

Em 2011 os portos da região Nordeste movimentaram 934,7 mil TEU (o Brasil movimentou 7,9 milhões de TEU). O principal porto nordestino na movimentação de contêineres é o Porto de SUAPE em Pernambuco,  em seguida vem o Porto de Salvador e depois o de PECÉM no Ceará. Juntos esses portos respondem 91% da movimentação de contêineres da região Nordeste.

O Porto de Natal responde por apenas 2,08% da movimentação nordestina de contêineres e 0,25% da movimentação nacional. 

Não custa nada lembrar que o Porto de Natal, apesar do crescimento recente na movimentação de carga, ainda não atende completamente nem mesmo a economia do RN, que continua importando e exportando por outros portos da região, com destaque para os embarques e desembarques efetuados por SUAPE e PECÉM.


Nenhum comentário: