Redirecionamento

26 setembro, 2012

O Sudeste Não Atrai Mais os Potiguares

 O Rio Grande do Norte, assim como a Região Nordeste, tradicionalmente foi um espaço de expulsão demográfica. Essa condição pode ser facilmente demonstrada pelos seguintes números da PNAD 2011. No ano passado residiam no RN 358 mil pessoas que não nasceram no estado. Por outro lado, havia 427 mil potiguares (ou seja, que nasceram no RN) que residiam em outros estado. Portanto, historicamente saiu mais gente que entrou no estado.

Além desse dado básico, outra informação importante é que a Região Sudeste do país sempre foi o espaço geográfico de maior atração dos emigrantes norteriograndenses. Em 2011  havia 194 mil potiguares residindo no Sudeste, dos quais 122 mil em SP e 58 mil no RJ.

A segunda principal região de destino da migração portiguar é a própria região Nordeste.

Todavia, algo de novo vem acontecendo no cenário das migrações nacionais. Em 10 anos, entre 2001 e 2011, a população potiguar que residia no Sudeste brasileiro reduziu-se em 37%. 

Em 2011 havia 310 mil potiguares morando no Sudeste, sendo 185 mil em São Paulo e 85 mil no Rio de Janeiro. A PNAD 2011, por sua vez, encontrou, conforme já informamos acima, "apenas" 194 mil potiguares residindo naquela região.

Essa redução progressiva da população local residindo no Sudeste se deve tanto a fatores relacionados com a economia de lá quanto com relação a economia de cá. Ao longo dos anos a economia local foi ganhando mais dinamismo e diversificação. O estado passou a reunir condições econômica não só de reter sua população em seu território como também de atrair aquelas pessoas que anteriormente tinham saído daqui em busca de melhores condições de vida lá fora.

A continuar as tendências da década passada o RN poderá, no decorrer desta década, deixar de ser um espaço onde a sua população natural residindo fora de suas fronteiras é maior do que aquela de não natural residindo em seu território.

Segundo o Censo 2010 o estado já não é mais um emissor líquido de população. Assim, ao final dessa década o estado poderá ter mais pessoas nascidas fora daqui residindo no RN do que potiguares residindo em outros estados.


Nenhum comentário: