Redirecionamento

28 setembro, 2012

Os Efeitos da Seca na Bacia Leiteira do RN - Forte Queda na Capctação

Com o passar do tempo os efeitos da forte seca de 2012 sobre a bacia leiteira do RN vão ficando mais claros. Ontem o IBGE divulgou o volume de leite captado e industrializado pelos laticínios do estado.

Os dados revelam que no período de abril a junho de 2012 os laticínios do RN adquiriram dos produtores 13,9 milhões litros de leite. Em relação ao primeiro trimestre do ano a queda foi de 7%. Já com relação ao mesmo trimestre de 2011 ocorreu uma queda de 25%. Entre abril e junho de 2011 os laticínios do estado haviam adquirido 18,6 milhões de litros.

Outro dado relevante é que o volume de leite adquirido no trimestre abril a junho de 2012 foi o segundo menor volume trimestre desde o primeiro trimestre de 1998.



No primeiro semestre do ano os laticínios do estado captaram 28,8 milhões de litros de leite. No primeiro semestre do ano passado a captação havia sido de 36,1 milhões. Isso representou uma queda de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

Aqui se revela mais um aspecto grave da seca no estado. Entre todos os estados da federação o RN apresentou a terceira maior queda na captação de leite, perdendo apenas para Alagoas e Bahia.


Nenhum comentário: