A geração de eletricidade na usina termoelétrica Jesus Soares Pereira, conhecida como Termoaçu e localizada no município de Alto do Rodrigues/RN, continua em ritmo bastante forte desde meados de setembro. A média de geração termoelétrica naquela usina tem se situado ao redor de 300 MwMed por semana, o equivalente a três vezes o que habitualmente a usina vinha gerando, conforme podemos ver no gráfico abaixo.
Esse aumento na geração termoelétrica local tem origem em duas causas básicas.
A primeira delas é o aumento do consumo de energia elétrica na região Nordeste. A carga média de consumo na região ao longo dos 9 primeiros meses de 2012 está cerca de 7,5% acima da média do mesmo período de 2011. Além disso é provável que essa carga continue em crescimento ao longo dos próximos meses do ano.
Contrastando com o aumento do consumo está a segunda razão para o crescimento da geração termelétrica no estado. Em função da seca que assolou a região Nordeste nesse ano, o volume de água dos reservatórios reduziu-se significativamente. A energia hidráulica armazenada nesses reservatórios está bem abaixo do registrado no ano passado e também da média histórica da região.
Para poupar a água do sistema (e consequentemente a energia armazenada nele), o Operador Nacional do Sistema (ONS) tem feito maiores despachos de energia térmica na região Nordeste. É nesse movimento que as termelétricas a gás (e mesmo aquelas movidas a óleo) tem sido despachadas com mais frequência e com mais intensidade nas últimas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário