Redirecionamento

07 fevereiro, 2011

RN PERDE POSIÇÃO NO RANKING DE VENDAS DE VEÍCULOS ENTRE OS ESTADOS DO NORDESTE.

Apesar de ter crescido 142% as vendas de veículos novos no RN entre 2002 e 2010, esse ritmo de crescimento foi inferior ao apresentado pela região Nordeste (que cresceu 211,45%) e o mais baixo ritmo de crescimento entre todos os estados da região.


Mais revelador ainda é que em 2002 o RN foi o 4º maior mercado de vendas de veículos novos na região, perdendo apenas para BA, PE e CE. Em 2010, porém, o estado caiu para a 7ª posição, sendo ultrapassado pelos estados MA, PB e PI.



Desde 2006 que o MA nos ultrapassou, em 2008 fomos ultrapassados pela PB e em 2009 pelo PI. No caso do Piauí, porém, a ultrapassagem ocorreu apenas no mercado de motos (lembro que o total de veículos vendidos inclui motos, autos, comerciais leves, caminhões e ônibus). No mercado de autos o RN ainda vende mais do que o Piauí, mas já foi ultrapassado pelo MA e pela PB.

Esse ritmo mais lento de crescimento das vendas de veículos novos no estado revela, de forma indireta, que nossa economia vem crescendo em um ritmo mais lento que a média do Nordeste e do que a destes estados. Outras estatísticas também confirmam essas informações. Em outro momento retornarei ao assunto.



2 comentários:

Henrique Pinheiro disse...

Aldemir, antes mais nada quero parabenizar sua iniciativa de trazer à sociedade dados e informações precisas, possibilitando assim um acompanhamento da situação ecônimica do estado, indiferente a opiniões e correntes políticas.
Abraços,
e sorte nessa empreitada.

Patrick disse...

À medida que o país, como um todo, tem uma melhora nos patamares mais baixos de renda, é natural que os estados com renda pér capita menor, mas com maior população (caso de Maranhão e Paraíba) ultrapassem o Rio Grande do Norte. A surpresa aí é o Piauí, cuja população é quase a mesma do RN.