As termelétricas localizadas no território potiguar continuam com uma elevada produção mensal de energia elétrica. Essa produção alta objetiva economizar água nos reservatórios, uma vez que a curva de energia armazenada nos mesmos está abaixo da média histórica.
Por outro lado, a volta do aquecimento da economia da região Nordeste fez a curva de demanda subir ao longo deste ano. Conforme podemos ver abaixo o consumo de energia elétrica na região está acima daquele verificado em 2011.
Diante de um quadro de demanda aquecida e de reservatório com baixo nível de acumulação de água o Operador Nacional do Sistema decidiu aumentar a carga das usinas termelétricas. No estado foram beneficiadas sobretudo a Termoaçu, localizada em Alto do Rodrigues e cuja produção vem girando em torno de 310 Mwh, e as duas temelétricas (Potiguar e Potiguar III) a óleo combustível localizadas no município de Macaíba.
Nas últimas quatro semanas o estado tem gerado em torno de 500 Mwh, sendo que aproximadamente 90 Mwh tem sido de energia eólica e o restante de fontes fósseis, onde aproximadamente 310 Mwh em termelétrica a gás e outros 100 Mwh em termelétricas movidas a óleo combustível. No caso dessas últimas as mesmas são as mais caras e mais poluentes na matriz energética brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário