Redirecionamento

24 novembro, 2012

A Perda de Competitividade da Economia do RN

Hoje faz exatamente um ano que fiz uma postagem no blog onde afirmava que "Desde 2003 que o padrão de crescimento do RN vem sendo, sistematicamente, inferior à média de crescimento do Brasil e da Região Nordeste. Essa situação contrasta com o período imediatamente anterior (1996-2002), quando a economia do RN cresceu em todos os anos em um ritmo superior às economias brasileira e nordestina."

Alem disso, como em 2009 o crescimento do PIB do RN foi maior que o crescimento do PIB brasileiro e nordestino, eu dizia também que "esse maior crescimento do PIB do RN frente ao Nordeste e ao Brasil em 2009 é um ponto fora da curva na tendência recente do crescimento do estado."

 Para acessar a essa postagem de novembro de 2011 click aqui.

Ontem o IBGE divulgou os resultados do PIB de 2010. Os dados só confirmam a minha tese escrita um ano atrás: o RN vem perdendo competividade de crescimento no contexto da economia brasileira e nordestina.

Nos anos recentes ocorreu de fato uma aceleração no ritmo de crescimento do estado, mas a aceleração verificada no Nordeste e no Brasil foi bem superio ao que ocorreu no Rio Grande do Norte.

Em 2010 o estado teve um dos mais baixos crescimento do país e do Nordeste. No acumulado ao longo da década nosso desempenho também fica na rabeira do ranking nacional.

Além desse desempenho ruim as perspectivas para 2011 e 2012 não são muito melhores. Nesse biênio o crescimento do estado muito provavelmente foi abaixo do de 2010 e quase seguramente também inferior ao ritmo do país e da nossa região.

Abaixo segue os principais resultados do IBGE para o PIB do Rio Grande do Norte em 2010. Habitualmente não gosto de fazer cópia de reportagens já publicadas em jornais, mas o material da Tribuna do Norte ficou tão bom que estou reproduzindo abaixo seu infográfico.


Nenhum comentário: