Redirecionamento

07 novembro, 2012

Térmicas Emergenciais "Potiguar" e "Potiguar III" São Ativadas

Conforme já colocamos aqui recentemente, o baixa do nível de água dos reservatórios do Nordeste tem feito com que o Operador Nacional do Sistema (ONS) acentue o despacho da produção termelétrica da região. Essa decisão vem impactando significativamente a geração elétrica no RN.

Desde a segunda quinzena de setembro que o estado vem produzindo ao redor de 400 MWmédio por semana, dos quais aproximadamente 300 MW vem da usina termelétrica Jesus Soares Pereira, localizada no município de Alto do Rodrigues.

Na semana de 27/10 a 02/11 a geração elétrica do RN provavelmente bateu seu recorde histórico, quando foi gerado no estado em média 496 MW. 


Mas a grande novidade da semana foi o despacho das térmicas movidas a óleo diesel "Potiguar" e "Potiguar III", ambas localizadas no município de Macaíba/RN. Essas duas térmicas geraram 104 MWmédio. Essas térmicas são classificadas como emergenciais e só são despachadas em momentos mais críticos da oferta de energia. Funcionam como uma espécie de "seguro" do sistema elétrico nacional.

O grande problema delas é que usam um combustível fóssil (óleo diesel) que é fortemente poluente e também a energia gerada por elas tem um custo muito elevado.


Nenhum comentário: